Monte Verde está a 1555,5 metros de altitude. Seu clima é tropical de altitude , com características de clima subtropical devido a seu relevo montanhoso e o fato de sua área estar cercada de reflorestamento de pinus e eucalipto, árvores conhecidas pela alta capácidade de puxar água do solo e ao entrar em contato com o vento, esfriá-lo ainda mais. Mesmo em baixa latitude, sua temperatura atinge valores negativos no inverno (Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos

Se fosse um município, Monte Verde seria o segundo do Brasil com sede mais alta, atrás apenas de Campos do Jordão, no estado de São Paulo (a 1628 metros de altitude). Seu acesso é difícil para quem vem dos estados do Norte ou do Rio de Janeiro, não havendo estrada direta para o distrito. Somente cruzando o estado de São Paulo, ou vindo de Belo Horizonte, a Rodovia Fernão Dias fornece o melhor acesso (a partir de Camanducaia).

Com vocação turística e ótimas pousadas, Monte Verde tem como característica principal a natureza exuberante e o frio na temporada de inverno. Se Campos do Jordão é a Suíça do estado de São Paulo, Monte Verde é a do estado de Minas Gerais, tendo recebido significativo afluxo de imigrantes europeus. A altitude contribuiu para que se estabelecesse um elo climático e cultural com a origem desses imigrantes.

Trilhas de Monte Verde

Pedra Redonda : é uma das trilhas mais populares de Monte Verde, das 4 “pedras” mais altas da cadeia de montanhas que adorna a cidade. Apenas no último trecho fica mais íngreme.
Pedra Partida: um pouco mais longe que a trilha da pedra redonda e com acesso pelo mesmo lugar, destaca-se por permitir a visualização da Pedra do baú, localizada em São Bento do Sapucaí a 40km.
Platô : no sentido oposto da trilha que vai para a pedra partida, esse passeio é um pouco mais longo do que o da pedra redonda, mas é igualmente fácil, uma vez que não têm partes muito íngremes. Fica também no meio da trilha de quem vai para o pico do selado, ponto mais alto de Monte Verde.
Pico do Selado: Trilha de grande distância. O cume do Selado é restrito a escaladores e estes podem deixar sua mensagem no livro do cume.
Chapéu do Bispo: trilha mais fácil da região. A maior parte do trajeto é plano. A trilha chega até a base da Pedra do Chapéu do Bispo. Já para subir no cume há duas formas, e ambas não são muito fáceis.

Passeios

  • Aventura
  • Para as Crianças
  • Para os Casais
  • Cadastre-se para ganhar cupons

Dicas

  • O que devo levar ?
  • Telefones Úteis
  • Protocolos Sanitários
  • História de Monte Verde

© 2021 - Todos os diteitos reservados - WWW.MONTEVERDEMINAS.COM.BR

Produzido por Firewall Webdesign